quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A sacada dos chineses I.

O hábito dos chineses de observar
e querer saber como tudo funciona

Primórdios da acupuntura

O povo chinês ,por ser agrícola e depender da natureza para viver, precisava criar um calendário onde informasse o período das chuvas que antecedia ao plantio de suas colheitas.
Como viviam a margem do Rio Amarelo, dependiam do material orgânico deixado por ele após o período das cheias.
Iniciaram então pelo elemento Terra, onde "tudo se manifestava" - Período das chuvas (Verão Prolongado).
Logo em seguida criaram o 2° elemento, Madeira, período em que plantavam as sementes e elas começavam a crescer (Primavera).
Logo após nasce o 3° elemento, Fogo, que era caracterizado pelo desenvolvimento e maturação dos campos plantados (Verão).
O 4° elemento surgiu para indicar aos agricultores o início das colheitas (Outono) pois o inverno se aproximava.
E por fim o 5° elemento, Água, que indicava o período de recolhimento (Inverno) onde os agricultores comiam daquilo que plantaram durante o ano.

Após muita observação (típica deste povo) relacionaram cada elemento aos órgãos do nosso corpo, tamanha semelhança entre eles e a natureza e,ainda, constataram que dependendo da época do ano as pessoas ficavam mais vulneráveis a certas doenças.Concluíram algumas coisas por analogia:
A Madeira representa o fígado, pois o fígado tem a função de drenar e regular, além de se regenerar espantosamente, como a madeira cresce e se desenvolve.
O Fogo tem como representante o coração pois ele aquece e nutre o sistema,c omo o fogo que queima e gera calor.
A Terra tem como representante o Baço/Pâncreas que origina e transforma a essência dos líquidos e alimentos, assim como a terra onde nada se cria, nada se perde e tudo se transforma.
O Metal tem como representante os pulmões, pois purifica e faz descer a energia do ar, assim como a natureza dos metais de se apresentar puro no universo.
A Água tem como representante os Rins, pois comandam as aguas no organismo para umidecer o sistema,assim como água que umedece todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário