terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cura te a ti mesmo.

Entenda os Florais de Bach

 

''A saúde é um patrimônio nosso, um direito nosso. Constitui a fusão completa e total entre alma, espírito e corpo; e este não é um ideal distante e difícil de atingir, mas sim tão fácil e natural que muitos de nós o descuramos''. Dr Edward Bach

Dr. Edward Bach

O Dr. Bach descobriu 38 florais, cada um deles para um estado emocional e mental específico e, ainda, uma combinação de cinco dos florais concebidos para situações difíceis e que exigem mais de nós, à qual chamou de Rescue.

37 dos 38 florais baseiam-se em flores silvestres e flores de arvores individuais. A exceção é o Rock Water, que é preparado a partir da água de uma fonte natural com propriedades curativas.

Como funcionam?

Estes florais, tais como as outras formas de medicina natural, exercem o seu efeito tratando a pessoa e não a doença ou seus sintomas. Atuam especificamente no estado emocional afetado. Assim, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo, artrite, poderão se beneficiar tomando florais distintos. Uma pode estar resignada à doença, enquanto que a outra poderá esta impaciente com ela, por isso para cada caso serão apropriados compostos florais diferentes.

O efeito de tomar os florais não é a eliminação das atitudes negativas, mas a sua transformação em atitudes positivas, estimulando o potencial de auto-cura da pessoa e libertando o organismo, para lhe permitir ocupar-se plenamente da luta contra as doenças e o stress.

As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos florais. Muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os florais são valiosíssimos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam.

Têm efeito placebo?

Não mais que qualquer outro tipo de medicamento. Os são florais são muito eficazes tanto em animais como em bebês, assim com em pessoas céticas que os experimentam como último recurso. As plantas são também ajudadas pelos florais: os jardineiros descobriram, por exemplo, que a aplicação de Rescue, quando se muda as plantas de vaso, ajuda-as a florir.
A Filosofia do Dr. Bach

A filosofia do Dr. Bach é ao mesmo tempo simples e profunda, baseando-se na perfeição nata e na natureza espiritual dos seres humanos. ''A doença resulta inteiramente do conflito entre o eu espiritual e o eu mortal. A saúde e a felicidade resultam do fato de estarmos em harmonia com a nossa própria natureza e de fazermos o trabalho idealmente destinado a nós como indivíduos''.

A doença é a reação a interferências. Representa uma falha e uma infelicidade temporárias e isto ocorre quando permitimos que outras pessoas interfiram no nosso plano de vida e implantam no nosso espírito dúvida, medo ou insegurança.

O Dr. Bach dividiu os 38 florais em sete grupos, representando os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos verdadeiros para nós mesmos:

- Medo
- Incerteza
- Falta de interesse nas circunstâncias presentes
- Solidão
- Hipersensibilidade a influências presentes
- Desespero
- Preocupação excessiva com o bem-estar dos outros


Da mesma forma que o Dr. Bach identificou as sete áreas de conflito que interferem na nossa saúde, definiu também as fases na cura da doença... Paz, Esperança, Alegria, Fé, Certeza, Sabedoria e Amor.

Um comentário:

  1. Olá Thaís!
    Excelente postagem escrita de forma didática para quem não conhece o assunto.
    Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar “CEM RUBLOS A MAIS CEM RUBLOS A MENOS” no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir